Minhas Indicações

Esta página tem o objetivo de comentar/indicar livros que li e gostaria de recomendar para aqueles que apreciam a leitura.

Livro: O Mundo de Sofia - Jostein Gaarden
Comentário: Para quem gosta de Filosofia ou para que se interessa por assuntos que abordam os diversos aspectos do comportamento do homem, escrito numa linguagem atrativa através de uma ficção muito interessante e instigante.

Livro: Os Templários - Piers Paul Read
Comentário: Aborda toda a história dos Templários, dentro de um estudo completo do contexto que envolveu esta instituição medieval. Apesar da complexidade da obra, a profundidade do estudo realizado sobre o assunto, vale pela riqueza de verdades desvendadas e expostas sobre a história dos povos e da Igreja Católica.

Livro: Resistência - Agnès Humbert
Comentário: História real ocorrida durante a 2a. Guerra Mundial, trata-se de relato detalhado de um prisioneira de guerra, que participava da Resistência Francesa e que sobreviveu em condições extremas após a sua condenação pelos alemães. Um relato muito fiel, em razão de ter sido praticamente o primeiro a ser escrito após o final da guerra, quando as lembranças estavam ainda muito vivas e livres de distorções provocadas pelo tempo.

Livro: O Livreiro de Cabul - Asne Seierstad
Comentário: Uma história real, baseada na convivência de uma Jornalista Norueguesa com uma família afegã em Cabul, após a queda do Talebã. Muito interessante, considerando as diferenças extremas de cultura em relação ao Ocidente e mesmo assim, expondo o quanto de semelhança que existe entre os seres humanos, apesar de viverem em culturas e realidades tão diversas.


Livro: Fortaleza Digital - Dan Brown
Comentário: Uma história eletrizante, mais um romance de ação e suspense no fiel "estilo DanBrown". Não dá para soltar o livro.



Livro
: Em busca de abrigo - Jojo Moyes

Comentário: Uma história marcante baseada em três gerações de mulheres irlandesas frente às verdades fundamentais de amor, dever e o inquebrável elo que une mães e filhas.

Livro: Navegação de Cabotagem - Jorge Amado
Comentário: "Livro de memórias que reúne, sem rígida organização cronológica, as lembranças de Jorge Amado. O escritor que testemunhou grandes acontecimentos do século XX e que, em sua trajetória pessoal, desempenhou papel decisivo na cultura brasileira, além de conviver com algumas das personalidades mais importantes do Brasil e do mundo, narra num estilo despretensioso e comovente fatos de seu passado."
Uma verdadeira viagem ao mundo de um dos maiores escritores brasileiros que viveu uma vida intensa e incomensurável.

Livro: Tentativas de fazer algo da vida - Hendrik Groen

Comentário: "Olhar terno e hilário sobre a terceira idade, romance virou best-seller internacional sem revelar nome do autor. Hendrik Groen pode ser velho, mas nem de longe está morto – e não planeja ser enterrado tão cedo. Seus passeios estão ficando mais curtos porque as pernas já não dão conta, as visitas ao médico se tornaram mais frequentes do que gostaria. É nesse momento da vida que se pergunta se não há nada mais a fazer além de tomar chá fraco e cuidar de flores. Quando o novo ano começa, ele toma uma decisão: escreverá todos os dias um diário, contando os altos e baixos de sua rotina num asilo em Amsterdã. O resultado é um olhar terno e hilário sobre a terceira idade, mas é também um devastador retrato de uma parcela da população esquecida pela família e pela sociedade"

Livro:A sombra do Vento - Carlos Ruiz Zafón
Comentário:
"
É uma narrativa de ritmo eletrizante, escrita em uma prosa ora poética, ora irônica. O enredo mistura gêneros como o romance de aventuras de Alexandre Dumas, a novela gótica de Edgar Allan Poe e os folhetins amorosos de Victor Hugo. Ambientado na Barcelona franquista da primeira metade do século XX, entre os últimos raios de luz do modernismo e as trevas do pós-guerra, o romance de Zafón é uma obra sedutora, comovente e impossível de largar. Tudo começa em Barcelona, em 1945. Daniel Sempere está completando 11 anos. Ao ver o filho triste por não conseguir mais se lembrar do rosto da mãe já morta, seu pai lhe dá um presente inesquecível; em uma madrugada fantasmagórica, leva-o a um misterioso lugar no coração do centro histórico da cidade, o Cemitério dos Livros Esquecidos. O lugar, conhecido de poucos barceloneses, é uma biblioteca secreta e labiríntica que funciona como depósito para obras abandonadas pelo mundo, à espera de que alguém as descubra. É lá que Daniel encontra um exemplar de 'A Sombra do Vento', do também barcelonês Julián Carax. O livro desperta no jovem e sensível Daniel um enorme fascínio por aquele autor desconhecido e sua obra, que ele descobre ser vasta. Obcecado, Daniel começa então uma busca pelos outros livros de Carax e, para sua surpresa, descobre que alguém vem queimando sistematicamente todos os exemplares de todos os livros que o autor já escreveu"